Estudos, pesquisas e experiências sobre o envelhecimento em relação às dimensões: emocional: habilidades para convivência com eventos estressantes, enfrentamento (coping) de situações adversas; cognitiva: inteligência, atenção, linguagem, memória, orientação, raciocínio, funções executivas, capacidade de resolutividade; comportamental: desempenho e competência social. Aspectos socioeconômicos e culturais relacionados ao envelhecimento tais como: auto-percepção e identidade, meios produtivos, papéis sociais, aposentadoria, apoio social, relações pessoais, familiares e sociais, capacidades física-motoras e mentais.
Engloba trabalhos e estudos direcionados a atenção integral à saúde física e mental da pessoa idosa. Promoção de hábitos e estilos de vida para o envelhecimento saudável. Prevenção de agravamentos de enfermidades. Manutenção da capacidade funcional. Acesso do idoso aos serviços de saúde. Tratamentos das enfermidades do idoso. Reabilitação do idoso. Preservação da autonomia. Readaptação e reinserção familiar e social da pessoa idosa. Coordenação: Profa. Vitória Regina Quirino Araújo
Ementa: Engloba trabalhos e estudos que exponham os principais e mais recentes progressos, descobertas e evoluções científicas pesquisas de base, aplicadas e tecnológicas referentes à população idosa.
Engloba trabalhos e estudos direcionadas a Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade nos cuidados paliativos para a pessoa idosa. Cuidadores voluntários e profissionais de idosos. Cuidados paliativos e atenção domiciliar. Cuidados paliativos em hospital geral e UTI. Cuidados paliativos e espiritualidade. Bioética e cuidados paliativos. Terminalidade.
Estudos, pesquisas e experiências voltados para: Políticas e Programas que promovam o envelhecimento digno e sustentável; Direitos, necessidades, preferências e capacidades das pessoas idosas; Direitos da Pessoa Idosa; Idoso e Cidadania; Política Nacional do Idoso; Legislação voltada para o Idoso; Direitos da Pessoa Idosa em seus aspectos sócio-político e cultural; Papel do poder público e da sociedade civil organizada na Política do Idoso; Legislação de proteção do idoso e Políticas Públicas; Direito do Idoso e Legislação vigente; Políticas de Atenção à Pessoa Idosa; Políticas Sociais e a Intergeracionalidade; Programas Sociais voltados ao enfrentamento do envelhecimento populacional numa abordagem integrada: saúde, economia, mercado de trabalho, seguridade social e educação.
Engloba trabalhos e estudos que busquem através de ações práticas, educacionais ou teóricas, a manutenção de níveis adequados de qualidade de vida. Sejam estas através da prática de exercícios físicos, palestras, cursos ou orientações dentro ou fora das instituições de ensino superior.
Engloba trabalhos e estudos Programa educativos universitários orientados a pessoas idosos, como proposta de inclusão, investigação, participação, diversidade, Experiências educativas em diferentes áreas do conhecimento. Realidade de diferentes programas das universidades abertas á terceira idade. Aspectos biopsicossociais na educação da terceira idade.