Objetivo

Oportunizar a estudantes, profissionais e pesquisadores, discussões acerca dos avanços da Ciência e das políticas públicas para o envelhecimento;
Fomentar a divulgação científica e o intercâmbio entre estudantes, profissionais e pesquisadores e instituições interessadas na temática do envelhecimento;
Estimular a produção de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.

Justificativa

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que vem proporcionando desafios constantes, desencadeando a necessidade de discussão do tema por todas as áreas do conhecimento. Os recentes indicadores biológicos, sociais, econômicos e científicos apontam para a necessidade de redefinir conceitos, valores, sentimentos e relações, bem como reelaborar funções e papéis, bem como os avanços das ciências e políticas públicas , no sentido de garantir um envelhecimento bem sucedido.
Por ser o envelhecimento populacional, um processo recente e que repercute em todas as esferas da sociedade, a ciência, embora tente acompanhar essas transformações, nem sempre tem conseguido obter respostas satisfatórias aos diversos aspectos que envolvem o envelhecimento humano. Diante disso a realização de um evento que reúna renomados pesquisadores da área do envelhecimento, bem como estudantes, professores e profissionais que se interessam e pesquisam aspectos dessa nova realidade mundial, torna possível a discussão, o intercâmbio e a difusão de conhecimento na área do envelhecimento humano, procurando garantir um constante compromisso com a sociedade.
Nesse cenário, buscando fortalecer a discussão sobre a temática do envelhecimento humano por meio do diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG/Sessão Paraíba apresenta a proposta de realização do III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Além disso, a realização da terceira edição do congresso busca a afirmação e consolidação do evento, tornando-o parte do cenário científico, entre os maiores e mais importantes eventos da área do envelhecimento humano do Brasil.
O I Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, ocorrido em 2007 (evento cadastrado na CAPES) (Anexo 1), contou com a participação de 50 palestrantes de diferentes partes do Brasil, assim como da Espanha. O evento contou, ainda, com 1.335 inscritos, vindos de todo o país e do exterior, o que foi, sem dúvida, um indicativo da relevância, bem como da necessidade da discussão constante do tema. Com a relevância e o sucesso do congresso atingimos na segunda edição 1900 participantes do Brasil com do exterior.
Já o II Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, ocorrido em 2011, contou com a participação de 55 palestrantes de diferentes partes do Brasil e do exterior. Participou 1.900 congressistas, vindos de todo o país e do exterior, e 1.200 trabalhos submetidos.


Período e Local de Realização

13 a 15 de junho de 2013
Campina Grande - Paraíba
Infinity Garden Hotel Campina Grande - Resort
Centro de Convenções Raymundo Asfora

Áreas Temáticas

Para o evento serão abordadas as seguintes áreas temáticas de relevante importância, a saber:

  • Aspectos Cognitivos Comportamentais e Sócio-Culturais do Envelhecimento.
  • Atenção integral à saúde: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do idoso.
  • Avanços da ciência para o envelhecimento humano.
  • Cuidados paliativos: percurso e terminalidade.
  • Políticas publicas e envelhecimento.
  • Qualidade de vida, envelhecimento ativo e bem sucedido.
  • Universidade aberta à terceira idade.

Instituições Envolvidas

O III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano será promovido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Aberta a Maturidade (UAMA) – contará com o apoio na sua organização de docentes, pesquisadores e alunos das Unidades Acadêmicas de todo o país.